Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Fica na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, em Curitiba. Tel. (41) 3350-4400.

Museu Oscar Niemeyer

O mais novo museu de Curitiba foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista.

O Museu Oscar Niemeyer foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.

Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003.

O projeto de Oscar Niemeyer aproveitou as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto seu de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.

Pretende-se implantar, nas instalações do Museu Oscar Niemeyer, um programa de educação artística, com oficinas para o público, ateliês de restauro, centro de documentação e material de apoio para cursos e simpósios.

 

 

 

 

 

 

 

Interior do "Olho" do Museu Oscar Niemeyer.

 

Curitiba

◄Museus

Google

 

 

 

 

Desenho arrojado da arquitetura de Oscar Niemeyer. A edificação externa lembra um olho humano onde está instalado o Grande Salão da Torre. Atrás dela, salões retangulares também expõem obras de arte.

 

 

O arquiteto Oscar Niemeyer acompanhado do, então, presidente Fernando Henrique Cardoso e Jaime Lerner, então, governador do Paraná, em visita, em 2002, ao Novo Museu (como se chamava na época).  (Foto: Rose Brasil, Ag. Brasil).

 

 

 

 

 

 

Arte Curitiba

 

 

Veja também em Curitiba► Espaços de Arte - Praça do Japão - Teatros - Fotos de Curitiba - Teatro Guaíra

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico Curitiba

 

 

Oscar Niemeyer

Famoso, principalmente, pelas curvas impostas a edificações de arquitetura singular em Brasília e pelas formas revolucionárias de seu estilo arquitetônico. Oscar Niemeyer tem um gênio de artista e vê a arquitetura de forma única:

"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em 1907. Em 1934, diplomou-se em engenheiro arquiteto no Rio de Janeiro. Iniciou sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa, o mesmo engenheiro que projetou o Plano-Piloto de Brasília. Projetou o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, o conjunto Ibirapuera, em São Paulo, os principais prédios de Brasília, na época de sua fundação, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e muitas outras obras importantes, no Brasil e no exterior.

 

Visão externa do Museu Oscar Niemeyer, com entrada pela rua Marechal Hermes, Centro Cívico.

 

 

 

 

Painel de Niemeyer no verso da torre de sustentação de 21 metros do "Olho" do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Paraná.

 

Museu Oscar Niemeyer

Os Salões de Exposição do Museu

Temas diversificados em obras de arte são expostos em vários salões do Museu Oscar Niemeyer. A área externa também conta com espaços para exposições. Na foto à esquerda, salão subterrâneo com imagens de obras de Oscar Niemeyer. Na foto acima, obras expostas no final de 2002. Veja Museus no Brasil►

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná