Museu Oscar Niemeyer

O museu de Curitiba foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista.

Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003.

O projeto de Oscar Niemeyer aproveitou as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto seu de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.

Fica na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, em Curitiba.

 

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

 

 

 

Curitiba

◄Museus

 

Desenho arrojado da arquitetura de Oscar Niemeyer. A edificação externa lembra um olho humano onde está instalado o Grande Salão da Torre. Atrás dela, salões retangulares também expõem obras de arte.

 

Artes Curitiba

 

Veja também em Curitiba► Espaços de Arte - Teatros - Fotos de Curitiba - Teatro Guaíra

 

Copyright © Guia Geográfico - Artes em Curitiba.

 

 

 

 

 

Museu Oscar Niemeyer

Os Salões de Exposição do Museu

Temas diversificados em obras de arte são expostos em vários salões do Museu Oscar Niemeyer. A área externa também conta com espaços para exposições. Na foto à esquerda, salão subterrâneo com imagens de obras de Oscar Niemeyer. Na foto acima, obras expostas no final de 2002. Veja Museus no Brasil►

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná